Acessibilidade no audiovisual: ETC promove treinamento inédito para parceiros

No último dia 4, a ETC promoveu um treinamento inédito sobre Acessibilidade no Mercado Audiovisual para mais de 70 representantes de produtoras e distribuidoras, que estão prestes a enfrentar várias mudanças nos padrões de exibição de conteúdo digital para os cinemas. sibilidade no Mercado Audiovisual para mais de 70 representantes de produtoras e distribuidoras, que […]

Acessibilidade no audiovisual: ETC promove treinamento inédito para parceiros

No último dia 4, a ETC promoveu um treinamento inédito sobre Acessibilidade no Mercado Audiovisual para mais de 70 representantes de produtoras e distribuidoras, que estão prestes a enfrentar várias mudanças nos padrões de exibição de conteúdo digital para os cinemas.

sibilidade no Mercado Audiovisual para mais de 70 representantes de produtoras e distribuidoras, que estão prestes a enfrentar várias mudanças nos padrões de exibição de conteúdo digital para os cinemas.

Graças à Instrução Normativa nº 137 da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), todas as produtoras e distribuidoras devem passar a produzir recursos de acessibilidade para filmes que serão exibidos a partir de agosto, a fim de atender o público com deficiência auditiva e visual. A partir de novembro, exibidores também deverão estar preparados para oferecer esses recursos.

Até então, filmes produzidos no Brasil com recursos de lei de incentivo e editais de fomento eram obrigados a produzir conteúdo acessível (LIBRAS, Audiodescrição e Legenda Descritiva) apenas para a Cinemateca, onde ficavam armazenados, sem alcançar a comunidade PCD. O objetivo da nova norma é ampliar o acesso ao audiovisual para pessoas com deficiência. Em 2017, a ANCINE já havia liberado um subsídio para garantir que lançamentos de pequeno porte (com exibição em até 20 salas) contassem com recursos de acessibilidade.

Pensando nessas mudanças, a ETC formatou o primeiro treinamento do gênero, esclarecendo o processo de produção de cada recurso e o mais importante: colocando clientes e parceiros em contato com o mundo da Acessibilidade e da pessoa com deficiência.

A palestra foi liderada pela Coordenadora de Acessibilidade, Thais Ortega, com participação de Edgar Jacques, ator e consultor cego para os roteiros de audiodescrição da ETC, além de Thaisy Payo, profissional de Letras – LIBRAS, modelo, surda e ativista. Regiane Pereira, intérprete de Libras da ETC, também contou um pouco sobre os desafios da interpretação na Língua Brasileira de Sinais. Confira as fotos do evento na nossa fanpage.

Icon WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support