Ministério da Cultura vai apoiar novos youtubers e desenvolvedores de aplicativos

13/03/2017

 

 

A Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) deve lançar sete editais ainda neste semestre para valorizar novos talentos e incentivar potenciais regionais. Um deles é direcionado a canais culturais na web – juventude vlogueira; e o outro, para o desenvolvimento de aplicativos culturais.

A previsão é que ainda sejam publicados os editais de longa-metragem documentário; curta-metragem; mostras e festivais; desenvolvimento de roteiro; e de credenciamento de especialistas.

Desde 2011, o Ministério da Cultura não lança um pacote de editais para o setor de audiovisual com recursos próprios. O anúncio foi feito durante painel da secretária do Audiovisual, Mariana Ribas, no RioContentMarket.

“Os editais são a forma mais democrática de selecionar projetos. Na SAv, procuramos valorizar os novos talentos e os potenciais regionais”, afirma Mariana Ribas, secretária do Audiovisual. “Nesse sentido, buscamos a inovação com editais voltados para a plataforma web (canais web e aplicativos), bem como a continuidade da presença da mulher na produção audiovisual, por meio do edital de curta-metragem na modalidade Carmem Santos”, completa.

Uma das modalidades do edital curta-metragem é o Carmem Santos, que beneficiará projetos dirigidos por mulheres. Em 2013, a SAv havia lançado o edital Carmem Santos de Cinema de Mulheres, que contemplou 16 obras audiovisuais de curta-metragem (10) e média-metragem (6) dirigidas por mulheres e cuja temática tratava de mulheres. Neste ano, além de retomar o projeto, a SAv pretende estabelecer comissão paritária de gênero para seleção de editais, com o objetivo de dar um olhar de gênero mais igualitário na avaliação das obras.

O número de vagas e o valor atribuído a cada edital serão divulgados ainda neste semestre.

fonte:http://www.brasil.gov.br/cultura/2017/03/ministerio-da-cultura-vai-apoiar-novos-youtubers-e-desenvolvedores-de-aplicativos