Legenda Descritiva (Closed Caption), Audiodescrição e Libras presentes nas produções Nacionais

15/05/2015

 

Mais um passo é dado no caminho da acessibilidade nas produções brasileiras!
Segundo Instrução Normativa nº 116, agora os filmes e outras produções audiovisuais financiadas com recursos públicos terão que apresentar legenda descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras), tonando-as assim,  acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

Valendo para projetos aprovados a partir de 18 de dezembro de 2014, já podemos conferir muitos trabalhos com a mudança. Que não acaba por aí,  entre 2015 e 2016 a ANCINE pretende regulamentar essa norma para a exibição de filmes em salas de cinema, que terão de se adequar para as legendas descritivas e língua de sinais.

 

De acordo com o censo do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa ou total e mais de 2,2 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa ou total. Contando com as pessoas que têm dificuldade na leitura pela idade ou deficiência cognitiva, esse número ultrapassa os 10 milhões.

Para mais informações sobre a Instrução > http://www.ancine.gov.br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-116-de-18-de-dezembro-de-2014